Arquivo do blog
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Efeito Estufa
Neste experimento foi simulado o funcionamento do efeito estufa.
Material utilizado:
- dois copos com água;
- papel alumínio;
- caixa grande de sapatos;
- tesoura;
- filme plástico;
- fita adesiva;
Passo a passo:
1) foi forrado o interior da caixa com o papel alumínio;
2) foi colocado um dos copos com água dentro da caixa;
3) em seguida foi tampada a caixa com o filme plástico;
4) foi colocado o segundo copo e a caixa sob a luz do Sol ou da luz de uma lâmpada acessa;
5) após dez minutos a caixa foi a berta e a água do copo que estava dentro estava mais quente.
Veja o que acontece. Ao iluminar a caixa a luz passa pelo filme e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não consegue sair da caixa por causa do filme plástico aumentando assim a temperatura interna da caixa. Por esse motivo, a água do copo da caixa fica mais quente do que a que está fora.
Máquina Térmica
Máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura. Normalmente, as máquinas térmicas retiram calor da fonte quente e transferem-no para a fonte fria, o que define sua eficiência. Uma máquina térmica tem maior eficiência se transforma mais calor em trabalho, transferindo, portanto, menos calor na fonte fria.
Fogão Solar
PRINCÍPIOS DE AQUECIMENTO
O propósito básico de um fogão solar de caixa é aquecer as coisas: cozinhar comida, purificar água e esterilizar instrumentos - para citar poucos.
A caixa solar cozinha porque o interior da caixa é aquecido devido à energia do sol. A luz do sol, tanto direta quanto refletida, entra na caixa através do topo de vidro ou plástico. Ela se torna energia calorífica e é absorvida por um um prato preto absorvente ou vasilha de cozimento. Esse calor interno faz com que a temperatura dentro do fogão solar de caixa aumente até que a perda de calor dentro do fogão seja igual ao ganho. Temperaturas suficientes para cozimento de comida ou pasteurização da água são facilmente alcançadas.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Condução de Calor
Condução Térmica
Condução térmica é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a uma variação de temperatura. Em outras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio, ou entre dois meios em contato.
Alarme Anti Incêndio através da Dilatação Térmica
Dilatação Térmica
Chama-se dilatação todo acréscimo às dimensões de um corpo por influência do calor que lhe é transmitido. O fenômeno é explicado pela variação das distâncias relativas entre as moléculas, associada ao aumento de temperatura. Normalmente, são estudadas em separado a dilatação dos sólidos, a dos líquidos e a dos gases, distinguindo-se, no caso dos sólidos, a dilatação linear, a superficial e a volumétrica.
Assinar:
Postagens (Atom)